A restauração florestal é um dos importantes caminhos a serem tomados para recuperação da flora brasileira e para o restabelecimento das funções ecológicas da floresta, que é meio de vida de aproximadamente 1,2 bilhão de pessoas, além de impactar o dia a dia de várias outras, indiretamente. (Wri Brasil, 2021)
No Brasil, o avanço do setor é limitado pela baixa oferta de mudas de árvores nativas e a dificuldade de acesso a crédito. Para fazer frente ao compromisso firmado no Acordo de Paris de reflorestar 12 milhões de hectares, seria necessário até 1 bilhão de mudas ao ano, segundo cálculos que foram debatidos por empresários do setor em São Paulo.
Segundo Rodrigo Ciriello, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Sementes e Mudas Nativas (Nativas Brasil), para chegarmos a 1 bilhão de mudas por ano, seria necessário mais do que duplicar a quantidade de viveiros, além de dobrar a capacidade dos já existentes. Ele ressalta que não há políticas públicas ou verbas disponíveis para essas empresas fazerem tal mudança.
Apesar da falta de apoio a produção de mudas nativas, a demanda não é baixa, reflexo do aumento de projetos de restauração de mitigação de emissões de gases do efeito estufa assumido por grandes empresas.
“Tem iniciativa prometendo restaurar um milhão de hectares, três milhões de hectares e pelo menos de 30% a 40% disso serão mudas o que vai demandar bilhões de unidades – e não tem”, completa o viveirista.
O fundador da Belterra, Valmir Ortega, fala também sobre o prazo das linhas de crédito oferecidas atualmente. “Quando falamos de floresta, falamos de ciclos longos, de 15 a 20 anos, e hoje os financiamentos olham para um horizonte muito mais curto”.
Segundo o executivo, o Brasil se encontra num bom momento para desenvolver um novo mercado. “Se formos capazes enquanto país de dar prioridade para isso eu acho que a gente tem o potencial de ser um grande provedor de soluções baseadas em natureza e de longe fazer do Brasil um dos países mais competitivos do mundo nisso”.
Fonte: Globo Rural e Wri Brasil
Foto: Imagem de Sketchepedia no Freepik