As tempestades de Outubro deste ano causaram a queda da maior araucária do Paraná, localizada no município de Cruz Machado. Com uma altura de 42 metros, o exemplar centenário estava no local por mais de 750 anos.
A Araucária tinha medidas impressionantes, com 36 metros só de tronco, DAP (diâmetro a altura do peito) de 1,97 metros e CAP (circunferência a altura do peito) de 6,18 metros.
Segundo informações da prefeitura municipal, a árvore estava localizada na Linha Japó, a 14 quilômetros do centro da cidade. Ela era, inclusive, uma importante atração turística na região, desde sua certificação como “Maior Araucária do Paraná”.
De acordo com o AgrofyNews: “A árvore era querida por muita gente. A última postagem do município sobre a Araucária Gigante atingiu mais de 67 mil pessoas, o que representa mais de quatro vezes a população de Cruz Machado.”
“A perda é considerada irreparável e marca o fim do ciclo uma árvore emblemática, que era um símbolo da história e da cultura. Agora restarão apenas as recordações desta árvore que foi, por centenas de anos, a rainha das araucárias do Paraná.”
Prefeitura Municipal de Cruz Machado
Fonte: https://news.agrofy.com.br/noticia/202888/tempestade-derruba-araucaria-iconica-750-anos-e-mais-alta-do-parana