A Casa Funchal, um projeto da MIDA ARQUITETURA, surge no cenário urbano de Uberlândia, Minas Gerais, como um verdadeiro refúgio inspirado no minimalismo tropical brasileiro. O conceito central foi criar uma residência de arquitetura leve, capaz de gerar uma imediata sensação de desconexão e bem-estar ao adentrar seus espaços. A luz natural abundante e a planicidade dos volumes foram os princípios norteadores de toda a concepção.
O design aproveita o declive acentuado do terreno de maneira inteligente, promovendo um sutil efeito de flutuação na estrutura. Em determinados trechos, o volume da casa se desprende do solo, abrindo espaço no subsolo para acomodar ambientes mais íntimos e privativos, como o escritório e a sala de cinema.
Leveza Estrutural e Materiais Naturais
A leveza visual da residência é reforçada pela cobertura, que, protegida pela estrutura, é emoldurada por um forro de madeira que emoldura a reserva verde presente ao fundo do lote.
A materialidade escolhida busca um diálogo entre o rústico e o contemporâneo: as paredes em pedra, com acabamento em emassadas, trazem uma leve rusticidade, harmonizando-se perfeitamente com o piso de basalto de formato orgânico, reforçando a conexão com o entorno natural.
Pátio Central: O Coração da Casa
A planta da Casa Funchal se desdobra em um funcional formato de “U”. Essa disposição circunda um pátio central aberto, que funciona como o núcleo da residência e é inteiramente dedicado à recreação e ao convívio.
Os setores da casa se articulam em torno deste pátio: a ala esquerda abriga as áreas de estar e sociais; o centro é destinado ao apoio e serviços, fazendo a conexão; e a ala direita concentra as áreas íntimas.
Com seus $450\ m^2$, a Casa Funchal é uma obra que traduz a busca por um lar acolhedor, luminoso e que equilibra a sofisticação da arquitetura moderna com a simplicidade e o frescor da paisagem brasileira.














FICHA TÉCNICA
Curadoria de Susanna Moreira
Arquitetos: MIDA ARQUITETURA
Localização: Uberlândia, Brasil
Área: 450 m²
Ano: 2024
Fotografias: Israel Gollino

